segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cultura

A grande criatividade do homem peruano atual herdada dos Incas se manifesta na música, que varia da melancólica e sentimental para a animada e festiva. Provavelmente o exemplo mais conhecido de musica andina seja o Cóndor Passa, adaptada por Paul Simon.

Graças a recentes descobrimentos arqueológicos de instrumentos musicais, sabe-se que no Peru a música se remonta a menos a uns 10.000 anos de antiguidade.


Dessa longa tradição vêm as quenas, as zampoñas, os pututos (trombetas de conchas marinas) e uma grande variedade de instrumentos de sopro em cuja fabricação se empregaram materiais como bambu, barro, osso, cornos e metais preciosos, assim como diversos instrumentos de percussão.


Mediante o contato com Ocidente foi incorporada uma grande quantidade de instrumentos, os mesmos que foram criativamente adaptados às necessidades rítmicas e dos tons de cada região do país. As mostras mais evidentes são as numerosas transformações que aconteceram na harpa, no violino e na guitarra na serra peruana.


O encontro do andino e do ocidental deu origem no Peru a mais de 1.300 gêneros musicais. Mas deles ultrapassaram o âmbito regional e se converteram em símbolos da identidade peruana: o huayno e a marinera.


Esta capacidade para a fusão e inovação musical expressa vivamente a força integradora e para caráter dinâmico da cultura peruana.




Instrumentos típicos
 
O CAJON
Instrumento de percussão de origem afro peruana mais utilizado nas variantes musicais costeñas (da costa) da marinera, assim como na música criolla(crioula) e a música negra em geral. Está confeccionado por uma caixa de madeira que tem um orifício na parte posterior. Para tocar, o tañedor senta sobre o cajón e golpeia diretamente com as mãos. Mesmo com a aparência simples este instrumento começou a ter uma importante difusão fora do Peru, como na sua recente incorporação à música flamenca.


A QUENA
Este instrumento de sopro é o mais difundido no Peru E procede de épocas pré-hispânicas.É feito com tubo de bambu, madeira, osso ou plástico com um segmento biselado, que constitui a embocadura. Possui 5 ou 6 pequenos orifícios de digitação com os quais são compostas as variações de som produzido pelo sopro do executante. Em cada região predomina um tamanho diferente.


O CHARANGO
É um instrumento criado sobre o modelo do violão clássico. Seu tamanho é perqueno em relação com o instrumento original, mas em troca possui um maior numero de cordas (12). 
Sua caixa de ressonância é feita de casco de tatu ou kirkincho, mas também tem as que são feitas de madeira. Seu uso é muito popular na região sul do país


O VIOLÃO
É o instrumento de uso popular mais difundido no Peru. A forma mais usada é a espanhola moderna, mas existem 10 variedades diferenciadas pela sua forma, materiais de construção e número de cordas. Sua afinação varia de acordo com a região. Combina com vários outros instrumentos segundo o gênero musical interpretado, e é utiizado para tocar o vals criollo, a marinera, o festejo, o huayno, a zamacueca, o tondero e inclusive também para a chicha.


A QUIJADA
O maxilar inferior do burro, mula ou cavalo se transformou graças ao engenho afro peruano, num efetivo instrumento de percussão. 
Segura-se com uma mão e com a outra são dados golpes rítmicos ao som da musica que está tocando. 
O som particular da quijada, produzido pela vibração dos molares do eqüino, é amplificado na mesma estrutura do osso.

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